sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

FALANDO EM DICAS....

Moçada antenada na "casa", esta dica vocês não podem perder, é IMPORTANTÍSSIMA... principalmente para nós meninas adolescentes (tanto para as que estão na mão, quanto para as que estão na contra-mão...rs).

"Motivos da importância das côres em nossa alimentação":

* As cores dos alimentos representam a predominância de certos nutrientes. Ou seja, cada cor representa os benefícios que o alimento pode nos oferecer.
O ideal é que as refeições principais como café da amanhã, almoço e jantar contenham alimentos coloridos, no mínimo alimentos de três a quatro cores diferentes. Tente acrescentar cores e não quantidades ao prato, escolha alimentos de cores variadas.


Conheça os benefícios de cada cor:

Alimentos Verdes
Nos alimentos verdes há grande quantidade de clorofila, vitaminas C e E, cálcio, ferro e potássio. Neste grupo, destacam-se alface, repolho, agrião, espinafre, acelga, salsa, chicória, couve, brócolis, repolho, rúcula, manjericão, escarola, quiabo, vagem, ervilha, pimentão verde, abobrinha e pepino. E as frutas, abacate, limão uva verde e kiwi.

Alimentos Amarelos
Possuem flavonóides, antioxidantes que ajudam a prevenir as doenças como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares. São ótimos para ajudar na manutenção dos tecidos e do cabelo e aumentar a imunidade do organismo. Ainda são ricos em vitamina A e C.
Na lista de alimentos amarelos estão milho, pimentão amarelo, mamão, melão, abacaxi, caju, carambola, damasco.

Alimentos Laranja
São ricos em vitamina A, vitamina C, betacaroteno. A vitamina C é antioxidante e ajuda na síntese do colágeno da pele. Os alimentos laranja também possuem nutrientes que são excelentes para amenizar a retenção de líquidos e inflamações. Entram neste grupo cenoura, abóbora, batata doce, manga, tangerina.

Alimentos Vermelhos
Protegem contra diversas doenças e também contra o estresse. Possuem antioxidantes como o licopeno e a vitaminaC. Na classificação dos alimentos vermelhos estão tomate, beterraba, pimentão, repolho roxo, morango, maçã, cereja, uva vermelha, melancia, framboesa, goiaba, pitanga, caqui e romã.
Alimentos Brancos
Sua principal característica são as substâncias antiflamatórias, antifúngicas e que protegem contra o câncer. Os alimentos brancos que mais conhecidos e muito usados são o alho e a cebola.

Agora, não vou mandar beijo... (alho e cebola... ninguém merece...rs)

Beijos e bom final de semana.

Um comentário:

  1. Opa!! Valeu pelas dicas miguxa, obrigada.
    Tem selinho pra vc no meu blog, beijão.

    ResponderExcluir

Olá, obrigada pela visita, um grande abraço!